Infidelidade (2002)

Infidelidade é um filme de drama erótico e suspense de 2002 dirigido por Adrian Lyne e estrelado por Richard Gere, Diane Lane e Olivier Martinez. Foi adaptado por Alvin Sargent e William Broyles Jr., é uma refilmagem de La femme infidèle (A Mulher Infiel), de 1968 pelo diretor Claude Chabrol. Ele fala sobre um casal que vive em um subúrbio de Nova York cujo casamento vai perigosamente errado quando a mulher se entrega a uma aventura adúltera com um estranho que ela encontra por acaso em Manhattan.   A produção era incomum para suas cenas de sexo exigentes e cenas estendidas através da fumaça. Lyne filmou um total de cinco finais, com base em sua experiência com o conteúdo polêmico de outro filme seu, Atração Fatal.   Infidelidade arrecadou US$ 52 milhões na América do Norte e um total de US$ 119 milhões no mundo inteiro. Apesar das críticas, Lane recebeu muitos elogios por sua atuação. Ela ganhou prêmios de melhor atriz da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema e New York Film Critics Circle Awards, e foi nomeada para um Globo de Ouro e um Oscar de Melhor Atriz.

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De acordo com o ator Gere, um rascunho do roteiro, que ele leu a vários anos, apresentou Sumners como sofrendo de uma relação sexual disfuncional. Dando a Connie alguma justificativa para ter um caso. De acordo com o ator e diretor Lyne, o estúdio queria mudar o enredo de forma que Sumners teve um mau casamento sem sexo, para criar uma maior simpatia por Connie. Ambos os homens se opuseram à mudança; Lyne, em particular sentiu que as sugestões do estúdio teria roubado o filme de qualquer drama: “Eu queria duas pessoas que estavam perfeitamente felizes. Eu amei a idéia da natureza totalmente arbitrária de infidelidade.”. O relacionamento dos Sumners foi reescrito como um bom casamento, com seu caso o resultado de um encontro casual.   Durante a pré-produção, os produtores receberam um teste de vídeo-gravado de Olivier Martinez, que foi selecionado para Paul. Seu personagem foi retratado como um francês, uma vez Martinez foi escolhido. Lyne disse: “Eu acho que isso ajuda a entender como Connie poderia ter pulado a este assunto – ele é muito sedutor, fazendo coisas comuns, mesmo.” Uma vez escalado para o papel, Martinez, com a aprovação de Lyne, mudou algumas de suas diálogo ea cena em que ele primeiro seduz o personagem de Lane, enquanto ela está olhando para um livro em Braille. De acordo com Martinez, “A história que foi inventada antes era muito mais sensual, erótica e clara”.   Lyne escolheu Lane para o elenco, no papel de Constance, depois de vê-la no filme, A Walk on the Moon. Ele sentiu que a atriz “respira uma certa sexualidade. Mas ela é simpática, e acho que muitas mulheres sensuais tendem a ser difíceis e difícil ao mesmo tempo “.   Lyne também queria Gere e Lane para ganhar peso, a fim de retratar o conforto de um casal de meia-idade. Em particular, ele queria Gere a ganhar 30 quilos e deixou rosquinhas no trailer do ator, todas as manhãs.   Lyne convidou o diretor de fotografia Peter Biziou, com quem ele fez 9½ Semanas de Amor, para filmar Infidelidade. Depois de ler o roteiro, Biziou sentiu que a história era apropriado para a relação de aspecto 1.85:1 clássico porque “muitas vezes tem dois personagens trabalhando juntos no frame”. Durante a pré-produção, Biziou, Lyne e desenhista de produção Brian Morris usou uma coleção de imagens fotográficas como referências de estilo. Estes incluíam fotos de revistas de moda e filmagens por importantes fotógrafos.   Inicialmente, a história foi criado contra exteriores cobertos de neve, mas esta idéia foi rejeitada desde o início. A fotografia principal começou em 22 de março de 2001, e envolto em 1 de Junho de 2001, com Lyne filmando em continuidade sempre que possível. O filme foi filmado principalmente em Nova York. Durante a seqüência de vendaval onde Connie encontra pela primeira vez Paul, choveu e Lyne usou as condições de tempo nublado para as cenas de rua. O diretor também preferiu filmar interiores práticos no local para que os atores pudessem “sentir uma sensação íntima de pertencer”, Biziou lembra. O cineasta também usou a luz natural, tanto quanto possível.   Às vezes, a direção de Lyne teve seus efeitos sobre o elenco e a equipe. Em uma cena que se desenrolava em um escritório, o diretor bombeado-lo cheio de fumaça, um efeito que “torna as cores menos contrastado, mais suaves”.   De acordo com Biziou, “A textura dá ajuda a diferenciar e separar vários níveis de densidade das trevas mais para trás na frame”.[5] a fumaça foi canalizado para 18 a 20 horas por dia e Gere lembra, “Nossas gargantas estavam sendo apagadas. tivemos um médico particular que estava lá quase o tempo todo que estava filmando as pessoas com antibióticos para infecções nos brônquios”. Lane adquiriu uma garrafa de oxigênio para sobreviver a programação rigorosa.   O filme tem muitas cenas de sexo explícito, incluindo um encontro em um banheiro de restaurante e uma troca apaixonado em um prédio corredor do apartamento. Lyne repetiu as cenas para que exigiam dos atores, especialmente para Lane, que teve que ser emocionalmente e fisicamente apta para as cenas.   Para se preparar para a cena inicial de amor entre Paul e Constance, Lyne tinha feito os atores assistir clipes de Atração Fatal, “Five Easy Pieces”, e O Último Tango em Paris.   Lane e Martinez também falar sobre as cenas em seu trailer “beforehand”. Uma vez no set, eles se sentiram desconfortáveis até que várias tomadas fossem feitas. Ela disse: “Meu nível de conforto com ele só tinha que pegar rapidamente se eu queria ser a atriz para interpreta-lo”.   Martinez não estava confortável com a nudez. Lane, disse que Lyne, muitas vezes atirar uma revista inteira de filme”, por isso foi para uma tomada foi o tempo que leva cinco. Ao final, você está fisicamente e emocionalmente abalada”.   Lane não tinha encontrado Martinez antes das filmagens, e eles não se conhecerem uns aos outros bem durante as filmagens, espelhando a relação entre seus personagens.   Um total de quatro semanas do calendário foi dedicado às cenas no loft de Paul, que era localizado no terceiro andar de um prédio de seis andares localizado na Greene Street. Biziou frequentemente utilizadas duas câmeras para cenas íntimas do filme para reduzir o número de tomadas que tinha de ser gravado.   Lyne gravou cinco finais diferentes para o filme baseado em suas experiências com Atração Fatal, cujo término inicial foi rejeitado pelo público de teste.   De acordo com Lyne, ele tinha algum debate com os funcionários da 20th Century Fox, que queriam “fazer o cinza casamento, o sexo ruim. lutei isso. tentei explorar a culpa, o ciúme, que é o que eu estou interessado em”.   O estúdio não gostou do “final enigmático” do filme, que se sentiam não punir crimes cometidos pelos personagens. Ele impôs uma “linha final particularmente chocante tipo’Hollywood’”, o que irritou Gere.   Após reações negativas de testes públicos, o estúdio restabelecido o final original;   algumas semanas antes de o filme estrear nos cinemas, Lyne pediu a Gere e Lane para retornar à Los Angeles para re-filmagens do final.   Lyne afirmou que o novo final foi mais ambíguo do que o original e foi o original pelo roteirista Alvin Sargent.   Lyne também achava que o novo final “seria mais interessante e provocar mais discussão”.    Infidelidade abriu em 10 de maio de 2002, em 2.617 cinemas e arrecadou US$ 14 milhões, com uma média de 5,374 dólares por tela. Ele ganhou US$ 52 milhões na América do Norte e um total de US$ 119 milhões no mundo inteiro, bem acima de seu orçamento de US$ 50 milhões.   O filme recebeu críticas mistas, embora Diane Lane ganhou elogios por sua atuação. Atualmente tem uma classificação de 49% no Rotten Tomatoes. O crítico de cinema da CNN Paul Tatara, escreveu: “O público quando vi estava rindo em todos os tempos errados, e isso é um mau sinal quando deveriam estar tendo um ataque cardíaco coletivo”.   Já o crítico Owen Gleiberman da Entertainment Weekly atribuído ao filme um “A-” grau e elogiou Lane para entregar “o desempenho mais urgente de sua carreira”, escrevendo que ela “é uma revelação. a peça de luxúria, romance, degradação e culpa no rosto é a história real do filme”.   Roger Ebert, do Chicago Sun-Times, escreveu: “Em vez de bombeamento até o enredo com emoções manufaturados reciclados, é o conteúdo de contemplar dois adultos razoavelmente sã, que se entrar em um dilema quase insolúvel”. No Los Angeles Times, o crítico Kenneth Turan, escreveu: “a única artista que consegue fazer dentro de seu personagem é Lane. Quer se trate de sua hesitação meio desconfiada inicial, seu abandono depois sensual ou sua ambivalência interminável, Constance Lane parece ser realmente vivendo o papel de uma maneira que ninguém partidas mais, uma maneira que todos nós podemos conectar”.   Stephen Holden no The New York Times elogiou o “tenso, roteiro econômico” que “escavações em medula de seus personagens (e os detalhes perfeitamente selecionados da vida doméstica), sem perder uma palavra. Esse roteiro ajuda a ter um fundamento a um filme cuja imaginação visual paira em algum lugar entre novela e um surrealismo pop portentosa “.   O USA Today deu ao filme três estrelas e meia de quatro e Mike Clark, escreveu: “Diane Lane também atinge um novo patamar na carreira com seu melhor desempenho desde 1979 A Little Romance”.   Em seu comentário para o Washington Post, Stephen Hunter escreveu: “no final, Infidelidade deixa você desanimado e mal-humorado: todo esse dinheiro gasto, todo esse talento desperdiçado todo esse tempo se foi para sempre, e para o quê? é um filme mal que assopra nenhum homem bom “.   David Ansen, em sua revisão para Newsweek, escreveu: “Infidelidade mostra que um poderoso, sexy, cineasta Lyne inteligente pode ser. É uma pena que ele substitui a mecânica de suspense para o verdadeiro suspense do que se passa entre um homem e uma mulher, um marido e uma esposa”.   Andrew Sarris, em seu comentário para The New York Observer, escreveu: “Em última análise, Infidelidade é escapismo em sua forma mais pura, e eu estou disposto a experimentá-lo nesse nível, embora com toda a alegria pura em exposição, quase não há humor”, e concluiu que era “um dos poucos filmes mainstream atualmente dirigidos exclusivamente para adultos. ”   O tema da campanha do estúdio consistia em que o estúdio chamava de “cena icônica” do filme: Constance recordando seu primeiro encontro com Paul, enquanto ela toma um trem para casa. De acordo com Tom Rothman, presidente da Fox Filmed Entertainment, “Aquela cena capturou o poder de sua performance. É o que todo mundo falou depois que a viu.” Quatro dias antes da votação pelo New York Film Critics, Lane foi dado um tributo pela carreira pela Sociedade Cinematográfica do Lincoln Center. Um dia antes, Lyne realizou um jantar para a atriz no Four Seasons Hotel. Os críticos e os eleitores prêmio foram convidados para ambos.   Lane ganhou o National Society of Film Critics, os prêmios do New York Film Critics Circle e foi nomeada para um Globo de Ouro e um Oscar de Melhor Atriz. Entertainment Weekly classificou Infidelidade em 27 lugar em sua lista de “50 Filmes Mais Sexy de Sempre”.   Recebeu uma nomeação ao Oscar, na categoria de Melhor Atriz (Diane Lane).   Recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz – Drama (Diane Lane).